Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Inserção de diversos gráficos na mesma página

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Inserção de diversos gráficos na mesma página

O que é?

Assim como o Excel nos permite criar planilhas com grande capacidade de dados, também nos permite inserir uma página que contenha diversos gráficos. A Inserção de diversos gráficos na mesma página é um recurso bastante utilizado para área financeira e, especialmente no setor que especula dados de ações, bolsa de valores etc.

Exemplo

Uma determinada empresa de finanças está comprando ações na bolsa de valores. Ela pretende controlar seus rendimentos individuais dia-a-dia. Para tanto, necessita de uma página que contenha apenas Gráficos nos quais ela possa visualizar de maneira rápida e suscinta os valores de altas e quedas.

Com base neste exemplo, construiremos agora nossa página com diversos gráficos.

Abrirá a seguinte janela:

Para fins didáticos, escolheremos o gráfico padrão que consta na janela acima, no entanto, recomendamos que escolha o seu tipo de Gráfico para elaborar trabalhos como este.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Para que possamos incorporar novo gráfico na mesma página, devemos torná-lo uma nova planilha, conforme indicado:

Para inserir demais gráficos, repita todo o processo até a última etapa e, ao invés de definí-lo como nova planilha, o posicione como objeto na planilha recém criada.

Para alterar a formatação do gráfico, deve-se selecionar a parte a ser modificada e clicar com o botão direito do mouse na opção Formatar. Consulte maiores detalhes sobre a formatação desta planilha em Utilizando a barra de ferramentas de gráficos.

Algo muito importante a ser dito é que, se um gráfico é feito no mesmo arquivo, porém em outra planilha, e quisermos transportá-lo para a página já montada com outros gráficos, podemos fazê-lo apenas selecionando o gráfico em questão e clicando com o botão direito do mouse.

Aparecerá em sua tela, novamente a janela da última etapa do processo de conclusão do gráfico, na qual pede o seu posicionamento.

Assim que todos os gráficos estiverem na mesma página, automaticamente teremos a tela ao fundo, ou seja, seu Painel de Controle, no qual poderemos definir o tamanho que melhor convier das figuras em questão, bem como sua formatação.

Pratique!