Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Como criar um gráfico de pizza onde uma parte será detalhada

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Como criar um gráfico de pizza onde uma parte será detalhada

O que é?

São gráficos de Pizza nos quais uma ou mais seqüências são divididas para fora, em um segundo gráfico de Pizza, fornecendo uma aparência mais detalhada de uma parte do primeiro gráfico.

Exemplo

Suponhamos que uma empresa quer destacar a participação de seu produto W em seu faturamento mensal. É conveniente, portanto, ter um gráfico cuja ilustração mostrará claramente esta fatia do mercado tomada pelo seu produto. Baseando-se neste exemplo, contruiremos o nosso gráfico a seguir:

Abrirá a seguinte janela:

À direita desta janela, encontraremos subtipos de Pizza de pizza, dentre outros.

Nesta fase, já concluímos a criação de um novo gráfico de Pizza com uma visão mais detalhada sobre o produto em questão.

Imagine agora que, ao invés do produto W, a empresa também queira uma visão mais ampla dos três últimos produtos menos vendidos. Abaixo o passo-a-passo de como fazê-la:

Abrirá a seguinte janela:

Conheça as opções:

Optaremos por deixar na alternativa Posição.

Dentro desta janela, ainda encontramos as opções de alterar o Tamanho da segunda plotagem, exibir ou não as Linhas de série (que ligam um gráfico ao outro), Variar cores por fatia e definir a Largura e espaçamento (distância entre um gráfico e outro).

Em nosso gráfico, optamos por apenas mostrar no Tamanho da segunda plotagem os 3 últimos valores, de acordo com a figura acima.

Pratique!