Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Opções de plotagem de células vazias em gráficos

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Opções de plotagem de células vazias em gráficos

O que é?

No Excel você encontra recursos para escolher a forma como quer que os dados das células vazias de sua tabela apareçam no seu gráfico.

Exemplo

Suponhamos que uma empresa deva fechar diariamente seu balancete e um gráfico deva ser apresentado semanalmente para a diretoria em forma de relatório. Esta empresa trabalha de segunda a sexta (exceto feriados) em horário comercial. Como representar, então, em seu gráfico um dia que não tenha havido movimentação alguma, como num feriado no meio da semana, por exemplo?

Fazendo uso desta situação hipotética, podemos optar pela melhor forma de plotar nosso gráfico de forma a fazê-lo ser compreendido pela diretoria sem maiores transtornos.

Abaixo seguem as formas possíveis para facilitar a Plotagem das células vazias do gráfico:

Adotaremos, por uma questão didática, o gráfico de Linha para melhorar a visualização das mudanças. No entanto, estas opções são válidas para qualquer tipo de Gráfico que o usuário venha a escolher

Adotaremos um feriado na quinta-feira. Assim sendo, temos nossa planilha conforme a seguir:

O Excel exibirá a seguinte tela:

Caso o Excel abra a janela em outra aba que não a informada, o usuário deverá encontrar a guia entitulada Gráfico conforme indicado na figura acima.

Se deixarmos o gráfico conforme a janela informada, teremos a seguinte imagem:

Para plotar as informações das células vazias da planilha como se elas significassem zero teríamos que alterar a informação da janela Ferramentas- Opções aba Gráfico

Feita a alteração, teríamos o seguinte gráfico:

Dentro da mesma janela, temos a opção para que as células vazias sejam plotadas como interpoladas.

Ainda na mesma janela de Opções, guia Gráfico, temos as alternativas para escolher entre plotar ou não as células visíveis, bem como mostrar seus nomes e valores. Para isso, basta utilizar o mouse selecionando ou retirando a seleção de cada item.

Pratique!