Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Elaboração de gráficos dinâmicos utilizando fórmula

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Elaboração de gráficos dinâmicos utilizando fórmula

O que é?

Os gráficos Dinâmicos possuem duas características que os tornam apropriados ao processo de ensino de várias disciplinas (dentre elas, podemos citar a Estatística) que lidam com dados: uma é a manipulação direta dos elementos gráficos na tela do computador e a outra é a mudança virtualmente instantânea dos elementos. O usuário pode manipulá-lo manualmente através de um mecanismo de entrada (mouse, teclado) e observar o resultado em tempo real na tela.

Exemplo

O gráfico a ser elaborado ainda contará com uma peculiaridade que é, na realidade, um facilitador: inserção de fórmulas.

Nosso exemplo trata das vendas de funcionários numa loja de informática, cujo desempenho está sendo classificado pela diretoria entre 'Ruim' (se obtiveram valores iguais ou inferiores a R$ 25.000,00) e 'Ótimo' (se conseguiram superar R$ 25.000,00 em suas vendas). Para tanto, dispusemos de uma fórmula bem corriqueira do Excel que é a função Se, que será visualizada assim que a planilha for baixada para praticar o exercício.

Portanto, com o auxílio de sua Tabela Dinâmica já montada, iniciaremos a construção de nosso Gráfico Dinâmico, conforme a seguir:

O Assistente de gráfico automaticamente gerará um gráfico das informações.

Se desejar alterar o tipo de gráfico basta clicar com o botão direito do mouse sobre o gráfico e acionar a opção Tipo de Gráfico.

Em nosso exemplo, optamos por apenas alterar as cores, porém acreditamos que a visualização do gráfico esteja adequada aos propósitos didáticos.

É fundamental salientar que qualquer alteração que seja feita em nossa Tabela Dinâmica implicará diretamente em nosso gráfico. Para tanto, é necessária que uma atualização de dados seja feita.

Pratique!