Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Rastrear dependentes

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Rastrear dependentes

(Este texto é parte do conteúdo Auditoria de fórmulas.)

Introdução

Esta opção é muito semelhante com a opção de Rastrear precedentes, porém ela contém princípios inversos. A opção Rastrear dependentes permite que você verifique e visualize se a célula que você selecionou está sendo usada como referência em algum lugar da planilha, por uma fórmula ou até mesmo por uma célula vínculada. Após clicar em Rastrear dependentes será indicado por uma seta azul a célula que utiliza como referência a célula que você selecionou.

Como rastrear dependentes

Siga os passos abaixo para utilizar o recurso Rastrear dependentes:

No exemplo abaixo a opção rastrear dependentes foi utilizada na célula A5. Observe que a célula D12 contém uma fórmula de soma, uma vez que a célula A5 esta sendo usada como referência, sendo assim após utilizar o recurso Rastrear dependentes a seta azul aponta para a célula D12 informando que ela depende da célula A5.

Obs: Caso não exista dependentes de determinada célula, uma mensagem irá surgir avisando que não foi localizado nenhuma dependencia.

Agora o recurso Rastrear dependentes foi utilizado nas células: A5, A8, A11, A14 e A17. As setas azuis apontam para a célula D12, pois ela depende das células citadas para realizar a soma, veja abaixo:

Pratique!

Como remover setas dependentes

Para remover setas dependentes, selecione a célula que as dependencias foram rastreadas, e clique no botão Remover setas dependentes.

Pratique!

Exemplo