Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Conhecendo melhor referências absolutas e relativas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Conhecendo melhor referências absolutas e relativas

O que é?

Quando trabalhamos com planilhas no Excel, geralmente usamos nas fórmulas e funções o endereço da célula para identificar uma célula ou um conjunto de células que iremos trabalhar. Neste caso o endereço de tais células é a referência que segue o padrão de identificação linha e coluna (A15, C4, L2C4, L23C14 etc) e orienta o Excel a procurar os valores que você deseja utilizar. No Excel existem três tipos de referências: a referência relativa, a referência absoluta e referência mista.

A principal diferença entre referências relativas e absolutas está no fato de que no caso da referência relativa, o Excel altera as referências de células presentes numa fórmula quando ela é copiada ou movida. Esta alteração procura ajustar a fórmula a nova localização na planilha. Já no segundo caso, quando você move ou copia uma fórmula com uma referência absoluta, o endereçamento de célula não se altera, mantendo exatamente como ela aparece na fórmula original. A referência absoluta é caracterizada pela presença de cifrões diante da letra da coluna ou do numero da linha ($C$4).

Com relação às referências mistas, estas são utilizadas quando se pretende fixar apenas a coluna ou a linha de uma determinada célula, como por exemplo, em C$3, em que a coluna é relativa e a linha é absoluta.

Agora que já conhece as principais diferenças entre aos tipos de referências do Excel, vamos aprender como alterar de uma para outra.

Como mudar o tipo de referência

Como já visto anteriormente, as referências relativas representam a célula como a intersecção de uma linha com uma coluna, como por exemplo, A2, B4 e D5.

Para que a referência seja absoluta, basta inserirmos antes da coluna e da linha o símbolo de cifrão ($).

Exemplo: $A$2, $B$4 e $D$5

Para as referências mistas, estas serão a mistura entre a referência relativa e a absoluta que vão assumir o símbolo de cifrão para apenas a coluna ou para a linha.

Exemplo: $A2, B$4 e $D1

Outra maneira de mudar o tipo de referência no Excel é por meio da tecla F4. Em vez em escrevê-lo manualmente, no momento em que as células referencias forem incluídas na fórmula, pressione a tecla F4 para que os diferentes tipos de referências apareçam

Em nosso exemplo, temos uma tabela oferece desconto para produtos com preços maiores que R$ 10,00. O desconto para estes produtos é de R$ 2,00.

Na célula E18 temos a fórmula =SE(D18>10;D18-C24;D18) que aplica o desconto se a condição do preço de venda for atendida.

Para alterar a referência relativa da célula C24, que será o parâmetro fixo de cálculo de toda a tabela para referência absoluta, faça o seguinte:

Exemplo

Caso não tivesse usado a referência absoluta nesta fórmula, você teria que fazer as alterações na fórmula manualmente, já que ao copiar a fórmula para outras linhas o Excel aplicaria a referência relativa, mudando a posição de calculo de desconto (C24) para as linhas abaixo (C25, C26, C27 e assim por diante).

Pratique!