Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Fórmulas com itens calculados

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Fórmulas com itens calculados

O que é?

Itens são elementos que podem ser agregados a um campo de dados de uma tabela dinâmica. Um exemplo prático de itens são os elementos que compõem um determinado campo, como por exemplo, os doze meses de um ano para o campo Mês. Além de ser um elemento subordinado a um campo de dados, ele também pode realizar cálculos matemáticas com base em itens já existentes.

Exemplo

Para exemplificar o uso de itens calculados em uma tabela dinâmica do Excel, usaremos a mesma planilha usada no conteúdo Fórmulas com campos calculados . Com a diferença que a atual tabela dinâmica foi reordenada, detalhando o total de vendas por mês e não por departamento, como foi feito no exemplo anterior.

Neste tutorial iremos incluir dois itens para calcular as vendas bimestrais, correspondentes aos meses de fevereiro-março e abril-maio.

Para criar um item calculado na tabela dinâmica, siga os passos abaixo:

Com a criação dos novos itens, na nova tabela surgiram duas questões relacionadas aos itens calculados que precisam ser solucionadas:

1º questão: diz respeito à posição em que os itens foram salvos na tabela.

2º questão: está relacionada ao campo Total geral que agora calcula os dados dos quatro meses mais os dos itens Bimestre01 e Bimestre02, trazendo como resultado o dobro do valor que deveria ser.

A primeira questão pode ser resolvida copiando Bimestre01 e colando para a linha após o mês de Março. Por se tratar de uma tabela dinâmica, ao fazer esta alteração, o Excel reorganizará a tabela automaticamente.

Já quanto à soma duplicada das vendas e unidades vendidas unidades de vendas, aqui teremos que excluir o Total Geral.

O último passo será criar um novo item calculado que realize a soma dos itens Bimestre01 e Bimestre02. Para esta tarefa, repita o procedimento já aprendido para criar o item Total na tabela dinâmica.

Ao clicar em OK, a tabela dinâmica estará pronta, com os cálculos devidamente corrigidos e a exibição dos novos itens posicionados a cada dois meses.

Pratique!