Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Criação de gráficos com múltiplos eixos

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Criação de gráficos com múltiplos eixos

O que é?

Um gráfico com Múltiplos Eixos torna possível plotar uma seqüência dentro de intervalos de valores muito diferentes. O eixo secundário, normalmente posicionado à direita do gráfico, pode ter uma escala bem divergente da do eixo principal. Podemos designar quantas seqüências quisermos para nosso eixo secundário.

Para ajudar a distinguir os dados plotados ao longo do eixo secundário, podemos alterar o tipo de gráfico de apenas uma série de dados, fazendo uso da técnica de gráficos Sobrepostos.

Podemos plotar uma ou mais séries de dados em um eixo vertical secundário e também podemos adicionar um eixo horizontal secundário, o que pode ser útil em um gráfico xy Dispersão ou em um gráfico de Bolhas.

Exemplo

Num laboratório, está sendo analisado o crescimento da população de bactérias em função do tempo. Temos aí uma divergência muito grande nas escalas, visto que os seres microscópicos se proliferam numa velocidade ímpar. Baseando-se neste exemplo, construiremos nosso gráfico de linhas e o adicionaremos um novo eixo. No entanto, cabe ao usuário escolher o melhor tipo de gráfico para ilustrar seu trabalho.

Abrirá a seguinte janela:

Caso haja necessidade, o usuário pode repetir o procedimento acima para inserir novo eixo para uma nova seqüência de dados. Como informado anteriormente acima, o Excel suporta a adição de um eixo Secundário Vertical e Horizontal, caracterizando assim, seu gráfico com Múltiplos eixos.

Para facilitar a visualização do leitor, disponibilizamos da técnica de gráficos Sobrepostos para esta atividade, ou seja, para cada seqüência de dados, inserimos um outro tipo de gráfico. Salientamos, no entanto, que trata-se de um adicional ao seu gráfico, portanto, não obrigatório para que se consiga implantar mais de um eixo ao seu trabalho.

Pratique!