Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico de bolhas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico de bolhas

(Este texto é parte do conteúdo gráficos.)

O que é?

Semelhante ao gráfico de Dispersão, porém este tipo de gráfico faz uso da diferenciação do tamanho das bolhas para indicar a terceira categoria de dados. É importante ressaltar que o gráfico de Bolhas faz comparações a cada três elementos.

Exemplo

Numa pesquisa de mercado efetuada por um instituto conceituado, observou-se a aceitação de determinada marca de empresa em detrimento das outras. Conseqüentemente, a corporação mais aceita, tem sua lucratividade aumentada com o passar dos anos. Podemos verificar isso facilmente através do gráfico de Bolhas que será construído a seguir:

Abrirá a seguinte janela:

Por hora, utilizaremos somente a aba Tipo padrão do gráfico e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

No nosso exemplo, selecionaremos o intervalo de células de B2:F7;

Na aba Intervalo de dados, selecione em sua planilha as linhas e colunas necessárias para confecção do gráfico;

Como no gráfico Dispersão, o gráfico de Bolhas também pode possuir mais de uma seqüência, que apresentaremos como Participação na Empresa X (seqüência 1) e Participação na Empresa Y (seqüência 2).

A aba Seqüência funciona como no gráfico Dispersão, mostrando a base de dados que o Excel utiliza para gerar o gráfico. Ao se apagar uma das seqüências, teremos um gráfico mais simples. Em nosso exemplo, não efetuaremos alterações nesta aba.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Para alterar a formatação do gráfico, deve-se selecionar a parte a ser modificada e clicar com o botão direito do mouse na opção Formatar.

Pratique!