Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico de radar

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico de radar

O que é?

Gráfico de Radar compara os valores agregados de várias séries de dados. Ele pode propiciar: apresentação de várias dimensões ao mesmo tempo; fácil visualização comparativa; e uniformização das unidades de medida de séries de dados independentes. Essa estrutura permite colocar lado a lado diferentes séries de dados. Essa uniformização das unidades de medidas é uma das principais características do gráfico.

Exemplo

Gostaríamos de comparar o gasto mensal com combustível feitos por alguns consumidores de várias camadas sociais. Esta seria uma ocasião bastante propícia para avaliarmos a utilidade do gráfico Radar, cujo passo-a-passo para obtê-lo descreveremos a seguir:

Abrirá a seguinte janela:

Por hora, utilizaremos somente o Tipo padrão do gráfico (visto que a aba Tipos personalizados não se aplica a esse gráfico) e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

No nosso exemplo, selecionaremos o intervalo B2:C9.

A aba Seqüência mostra a base de dados que o Excel utiliza para gerar o gráfico. Em nosso exemplo, não efetuaremos alterações nesta aba.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Clique em Concluir e teremos nosso gráfico.

Pratique!