Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico de área

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico de área

(Este texto é parte do conteúdo gráficos.)

O que é?

Dados que representam o lucro no decorrer do tempo podem ser visualizados em um gráfico de Área para enfatizar o lucro total. Gráficos de Área frizam a mudança no decorrer do tempo e são usados para chamar atenção para o valor total ao longo de uma tendência.

Exemplo

Uma boa forma de se entender este tipo de gráfico é lançando mão do negócio em que ele é largamente empregado que é a Bolsa de Valores. Empregaremos valores fictícios da bolsa para fins didáticos, conforme a seguir:

Abrirá a seguinte janela:

Na aba Tipos personalizados, podem ser escolhidas duas formas de modificar seu gráfico que são: Bloco de Áreas (apresentação colorida em 3D) e Preto e Branco (gráfico em tons cinza).

Por hora, utilizaremos somente o Tipo padrão do gráfico e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

Em nosso exemplo, selecionaremos o intervalo de células B2:E6.

A aba Seqüência mostra a base de dados que o Excel utiliza para gerar o gráfico. Ao se apagar uma das seqüências, teremos um gráfico mais simples. Em nosso exemplo, não efetuaremos alterações nesta aba.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Para alterar a formatação do gráfico, deve-se selecionar a parte a ser modificada e clicar com o botão direito do mouse na opção Formatar.

Pratique!