Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico de superfície

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico de superfície

O que é?

Um gráfico de Superfície é utilizado quando necessitamos encontrar combinações entre dois conjuntos de dados. No exemplo de um mapa topográfico, ou um outro cartograma, cores e padrões indicam áreas que estão no mesmo intervalo de valores. Dados que organizados em colunas ou linhas em uma planilha, podem ser transformados em um gráfico de superfície.

Exemplo

Podemos utilizar um exemplo muito simples para ilustrar o que foi afirmado sobre o gráfico de Superfície, que é a comparação entre plantações de milho e soja em diferentes localidades. Baseando-se nisso, basta seguir os seguintes passos:

Abrirá a seguinte janela:

Por hora, utilizaremos somente o Tipo padrão do gráfico (visto que a aba Tipos personalizados não se aplica a esse gráfico) e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

No nosso exemplo, selecionaremos o intervalo de células de B2:D8.

A aba Seqüência mostra a base de dados que o Excel utiliza para gerar o gráfico. Ao se apagar uma das seqüências, teremos um gráfico mais simples. Em nosso exemplo, não efetuaremos alterações nesta aba.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Clique em Concluir e teremos nosso gráfico.

Pratique!