Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico de colunas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico de colunas

(Este texto é parte do conteúdo gráficos.)

O que é?

Assim como o gráfico de Barras, o de Colunas mostram comparações entre itens individuais em um período específico, ou somente comparações entre itens. A diferença básica entre um e outro é que, no gráfico de Colunas suas categorias são dispostas na horizontal e os valores na vertical.

Exemplo

Tendo um uso bastante difundido em Estatística, Geografia, Matemática etc, o gráfico de Colunas também tem um lugar muito especial dentro das corporações. Citaremos um exemplo de uma empresa X que possui diversos vendedores de seu produto final. Vejamos qual vendedor traz maior rentabilidade para este estabelecimento:

Abrirá a seguinte janela:

Na aba Tipos personalizados, podem ser escolhidas quatro formas de modificar seu gráfico que são: Colunas com profundidade, Colunas - Área (combinado clássico) Pilha, Cones ou Preto e Branco Colunas.

Por hora, utilizaremos somente o Tipo padrão do gráfico e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

Em nosso exemplo, selecionaremos o intervalo B2:C8.

Como no gráfico Barras, o gráfico de Colunas o também pode possuir mais de uma seqüência, no entanto, para fins didáticos, apresentaremos apenas uma seqüência que será a receita das vendas.

A aba Seqüência funciona como no gráfico Barras, mostrando a base de dados que o Excel utiliza para gerar o gráfico. Em nosso exemplo, não efetuaremos alterações nesta aba.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Para alterar a formatação do gráfico, deve-se selecionar a parte a ser modificada e clicar com o botão direito do mouse na opção Formatar.

Pratique!