Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico de barras

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico de barras

O que é?

Gráficos de Barras ilustram comparações entre itens individuais em um tempo específico, ou somente comparações entre itens . Sempre que os dados estiverem organizados em colunas ou linhas em uma planilha, podem ser elaborados em um gráfico de barras, cujas categorias são dispostas na vertical e os valores na horizontal. Ainda dentro desse item, devemos destacar a opção para que os dados fiquem empilhados, visualizando assim, sua relação com o todo.

Exemplo

Assim como o gráfico de Pizza, o de Barras também é largamente utilizado na Geografia. Normalmente, aparecem em comparações entre países, gastos com matérias-primas diversas e etc. Como forma didática, traremos um exemplo das despesas de uma simples casa, conforme indicado abaixo:

Abrirá a seguinte janela:

Na aba Tipos personalizados, podem ser escolhidas três formas de modificar seu gráfico que são: Barras de outdoor, Barras flutuantes (requer duas seqüências) ou Tubos (barras empilhadas com aspecto cilíndrico)

Por hora, utilizaremos somente o Tipo padrão do gráfico e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

Em nosso exemplo, selecionaremos o intervalo B2:C8.

Como no gráfico Dispersão, o gráfico de Barras o também pode possuir mais de uma seqüência, no entanto, para fins didáticos, apresentaremos apenas uma seqüência que será o custo das despesas da casa.

A aba Seqüência funciona como no gráfico Dispersão, mostrando a base de dados que o Excel utiliza para gerar o gráfico. Em nosso exemplo, não efetuaremos alterações nesta aba.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Para alterar a formatação do gráfico, deve-se selecionar a parte a ser modificada e clicar com o botão direito do mouse na opção Formatar.

Pratique!