Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico dispersão

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico dispersão

(Este texto é parte do conteúdo gráficos.)

O que é?

Gráficos de Dispersão são comumente usados para exibir e comparar valores numéricos, como dados científicos, estatísticos e de engenharia. Gráficos de Dispersão têm dois eixos de valores, mostrando um conjunto de dados numéricos ao longo do eixo horizontal e outro ao longo do eixo vertical. Combinam esses valores em pontos de dados únicos e os exibe a intervalos irregulares, ou agrupamentos.

Exemplo

Um dado científico, como o crescimento da população de bactérias em virtude do tempo, pode ser satisfatoriamente representado pelo gráfico de dispersão. Colocando em prática nosso exemplo, montaremos nosso gráfico conforme instruções a seguir:

Abrirá a seguinte janela:

Por hora, utilizaremos somente o Tipo padrão do gráfico e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

No nosso exemplo, selecionaremos o intervalo de células de B2:D7.

Como no gráfico Linha, o gráfico de Dispersão também pode possuir mais de uma seqüência, que apresentaremos como Bactéria X (seqüência 1) e Bactéria Y (seqüência 2).

A aba Seqüência funciona como no gráfico Linha, mostrando a base de dados que o Excel utiliza para gerar o gráfico. Ao se apagar uma das seqüências, teremos um gráfico mais simples. Em nosso exemplo, não efetuaremos alterações nesta aba.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Para alterar a formatação do gráfico, deve-se selecionar a parte a ser modificada e clicar com o botão direito do mouse na opção Formatar.

Pratique!