Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Conhecendo a notação L1C1

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Conhecendo a notação L1C1

O que é?

O Excel disponibiliza dois tipos de referência: o A1 e o L1C1 (ou R1C1 em inglês). Em geral estamos mais acostumados com a primeira notação que é como as linhas e colunas são identificadas com as letras representando as colunas e os números representando as linhas. Para exemplificar, na notação A1, a célula E9 está localizada na coluna E e linha 9.

Já no caso da notação L1C1, este tipo de referência permite que tanto linhas quanto colunas sejam numeradas. Este tipo de referência é bastante utilizado para o cálculo das posições de linhas e colunas em Macros. Nesta notação, o Excel indica a localização de uma célula com a letra L seguido pelo número da linha e com a letra C seguido do número da coluna.

Exemplos das referências na notação L1C1

Exemplo 1: L[-3]

Corresponde ao preenchimento de uma linha inteira considerando três linhas acima da célula referenciada inicialmente.

Exemplo 2: L[1]C[3]

Ao aplicar esta referência em uma determinada célula, esta será referenciada para uma célula uma linha abaixo e três colunas à direita da célula referenciada inicialmente.

Exemplo 1: L2C2

Corresponde ao posicionamento de uma célula na linha 2 e coluna 2. No caso de uma referência absoluta, esta será sempre o endereço exato de uma célula.

Exemplo 2: C

Corresponde ao preenchimento da coluna atual.

Como ativar a notação L1C1(R1C1)

Para usar a notação L1C1, faça o seguinte:

Pratique!

Observe que na Caixa de Nome, agora aparece a notação L1C1.