Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

VALOR.TEMPO

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > VALOR.TEMPO

O que é?

Quando estamos trabalhando com uma planilha do Excel onde é necessário fazer uma contagem de tempo, utilizamos a função VALOR.TEMPO. Esta contagem, que é feita em dias, só pode ser efetuada através de cálculos numéricos, ou seja, quando você tenta realizar uma conta envolvendo horas (14:22-13:21, por exemplo) o Excel não consiguirá fazê-la, ja que lê isso como texto e não como número.

A função VALOR.TEMPO retorna um número decimal da hora, que é representada por uma seqüência de caracteres de texto. O número decimal é um valor que varia de 0 a 0,99999999 e que representa as horas entre 0:00:00 e 23:59:59.

Sintaxe da função VALOR.TEMPO

Usa-se a seguinte fórmula:

=VALOR.TEMPO(texto_hora)

Texto_hora é uma seqüência de caracteres de texto que representa uma hora em qualquer um dos formatos de hora do Microsoft Excel. Por exemplo, as seqüências de caracteres de texto "6:45 PM" e "18:45" representam hora.

Exemplo

Suponha que o departamento de Recursos Humanos de uma empresa deva calcular as horas extras feitas pelos funcionários, com o objetivo de lançar os valores adicionais na folha de pagamento.

É preciso calcular e lançar as horas do relatório de ponto em uma planilha, no entanto, as horas precisam ser transformadas em decimal para que o pagamento seja calculado.

=VALOR.TEMPO("16:50")

Observação: quando você for escrever o argumento texto_hora não selecione a célula de seu interesse, apenas escreva entre aspas a que estiver nela.

Pratique!