Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Fórmulas com campos calculados

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Fórmulas com campos calculados

O que é?

A inclusão de um campo calculado em uma tabela dinâmica permite ampliar o escopo de informações contidas na tabela. Por exemplo, caso necessite exibir o cálculo personalizado de dois ou mais campos, você poderá criar um novo campo de dados para a realização de operações matemáticas com base nestes campos já existentes.

Exemplo

A inclusão de novos elementos a uma tabela dinâmica não é feita da maneira convencional, ou seja, não é possível incluir novos campos à uma tabela dinâmica por meio da inclusão de linhas e colunas. Para fazer alterações em uma tabela dinâmica há duas possibilidades:

Com base em uma planilha com informações de vendas por departamento, criamos uma tabela dinâmica que realiza o somatório das vendas e das unidades para os quatro departamentos de uma empresa. Abaixo segue as figuras da tabela com dados originais e a tabela dinâmica gerada a partir de tais dados.

Em nosso exemplo, já temos o total de unidades e de vendas por mês para cada departamento. Agora queremos conhecer o preço médio (Vendas/Unidades) das mercadorias vendidas. Para isso, iremos inserir um novo campo que realize este cálculo.

Para criar um campo calculado em uma tabela dinâmica, siga os passos abaixo:

Pratique!