Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

TRANSPOR

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > TRANSPOR

O que é?

A função TRANSPOR tem como finalidade permutar dentro de um intervalo os dados contidos nas linhas e colunas. A função TRANSPOR desloca a orientação vertical para horizontal de uma matriz em uma planilha ou vice e versa.

Muitas vezes depois de elaborar uma planilha percebemos que a visualização e compreensão dos dados ficariam melhores se os dados fossem dispostos de outra maneira, e para isso poderemos usar essa função do Excel.

Obs: essa função é bastante semelhante ao recurso Colar especial, embora essa função seja especifica para uso de matriz e cálculos.

Sintaxe

=TRANSPOR(matriz)

Onde matriz é intervalo de dados que se deseja transpor.

Exemplo

Temos uma tabela na planilha Excel, porém não estamos satisfeitos com a distribuição dos dados, veja abaixo:

Uma opção para resolvermos este problema é aplicar a função TRANSPOR. Siga os passos abaixo para transpor uma tabela:

Assim que tiver terminado de digitar a fórmula, pressione ao mesmo tempo as teclas CTRL+SHIFT+ENTER, para que o Excel insira as chaves {} e interprete esta fórmula como matricial.

Veja que a planilha foi transposta.

Como a função pede a limitação exata do número de linhas e colunas na área selecionada, para facilitar a aplicação em planilhas grandes, use as funções COLS e LINS, mas lembre-se que o número retornado por LINS corresponderá o número de colunas da matriz transposta e o número de colunas corresponderá ao número de linhas.

Pratique!