Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Criando uma lista

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Criando uma lista

O que é?

É um recurso do Excel pouco conhecido que auxilia na organização e busca de dados. Por meio dele pode-se criar colunas que disponibilizam opções de classificação por nome (ordem crescente ou decrescente), quantidade de dados a serem exibidos (tudo, 10 Primeiros ou de 1 a 1 de acordo com o texto escrito em cada linha).

As listas possuem grande utilidade quando se está trabalhando com planilhas muito extensas, que necessitam de um padrão de organização claro e objetivo para o encrontro de dados. O recurso Listas é semelhante ao recurso Auto-Filtro, apenas com algumas opções diferentes citadas em Editando uma lista.

Exemplo

Veja abaixo como esta planilha está desorganizada em relação aos seus dados, aplicando o recurso Lista, veremos o quanto facilitaremos o acesso aos dados.

Siga os passos abaixo para encontrar o recurso Criar lista:

Note que existe um item de seleção escrito "Minha lista tem cabeçalhos", ao selecioná-lo o assistente usará a primeira linha do intervalo como um título para as colunas, que trabalhará com as opções fornecidas pelo recurso Lista. Caso não o selecione, o assistente criará em cada coluna do intervalo uma linha para realizar a função de título de coluna, fornecendo as opções do recurso.

O resultado será uma lista que fará com que a primeira linha de cada coluna selecionada forneça opções de visualização dos dados.

A planilha ainda está fora de ordem, tanto os nomes quanto turma e matéria. Usando este recurso facilitaremos o encontro de dados, veja:

Deste modo, veja que os dados podem ser organizados de modo claro, simples e objetivos, fato que te dará mais tempo para trabalhar ao invés de gastá-lo tentando achar dados mal organizados.

Vamos supor que desejamos visualizar somente a Matéria Comunicação E Expressão:

Desfazendo uma Lista

Para desfazer uma lista siga os seguintes passos:

Pratique!