Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gráfico pizza

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gráfico pizza

(Este texto é parte do conteúdo gráficos.)

O que é?

Comumente utilizado em livros de geografia e matemática, o gráfico Pizza é apresentado quando se deseja ter a noção da relação e proporção das partes com o todo.

Exemplo

Um exemplo muito comum de gráfico Pizza aparece em todo período eleitoral, cuja somatória de todos os candidatos devem acumular os 100% dos votos válidos. Baseando-se nisso, teremos condições de montar nosso gráfico; basta seguir as instruções abaixo:

Abrirá a seguinte janela:

Na aba Tipos Personalizados, podem ser escolhidas três formas de modificar seu gráfico que são: Pizza Azul (gráfico todo em azul), Pizza Destacada (o gráfico será dividido em fatias) ou Pizza e Branco (seu gráfico será constituído apenas dessas tonalidades).

Por hora, utilizaremos somente o Tipo Padrão do gráfico e o personalizaremos ao fim de sua confecção;

Em nosso exemplo, excetuaremos a célula referente a somatória de votos (100), pois nos interessa obter visualmente a noção de proporção de votos de cada candidato. No nosso exemplo, selecionaremos o intervalo B3:C7.

Na última etapa do processo, podemos escolher entre fazer com que o gráfico seja um objeto da planilha (apenas constando como ilustração), ou fazer dele uma nova planilha, na qual o gráfico e sua legenda sejam os únicos integrantes. Deixaremos que ele fique juntamente com a planilha para melhor ilustrar;

Para alterar a formatação do gráfico, deve-se selecionar a parte a ser modificada e clicar com o botão direito do mouse na opção Formatar.

Saiba como redimensionar o gráfico depizza.

Pratique!