Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

BDEXTRAIR

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > BDEXTRAIR

O que é?

A função BDEXTRAIR é uma das funções de bancos de dados disponíveis no Excel. Ela devolve um registro de um campo qualquer que satisfaça as condições especificadas pelo usuário. As condições dadas devem determinar um único registro, ou BDEXTRAIR devolverá um valor de erro (#VALOR! para nenhum registro encontrado, #NÚM! para mais de um registro encontrado).

BDEXTRAIR pode ser utilizada com quaisquer critérios, mas você pode desejar utilizá-la em duas situações específicas:

Como aplicar a função

Utilize a seguinte fórmula:

=BDEXTRAIR(banco_de_dados; campo; critérios)

Consulte os links acima para mais informações sobre cada um dos parâmetros das funções de bancos de dados.

Neste exemplo, usaremos a função BDEXTRAIR para descobrir o telefone de um empregado de determinada empresa, realizando a pesquisa através do seu nome. Observe sua tabela de funcionários:

Para obter o número de telefone, montaremos uma tabela de critérios logo abaixo do banco de dados:

Na região C24:G25 listaremos os critérios desejados para recuperação de dados. Suponha que desejamos obter o telefone do funcionário Roberto Albuquerque: basta inserir este valor na célula correspondente ao campo Nome. O valor da célula C28, Telefone, indica o campo que desejamos que a função BDEXTRAIR devolva.

Insira então a função BDEXTRAIR como na figura abaixo:

Observe o resultado:

Exemplo

O telefone do funcionário Roberto Albuquerque é 555-8273.

Note que, ao lidarmos com chaves primárias, a função BDEXTRAIR fornece uma fórmula rápida e eficaz para a recuperação de registros. Tente, portanto, montar seus bancos de dados sempre com uma chave primária. Consulte também o texto otimizando listagens de informações para dicas sobre como montar uma boa tabela.

Pratique!