Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Modos de exibição personalizados

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Modos de exibição personalizados

O que é?

Quando você possui uma planilha de Excel onde um grande número de dados é coletado e armazenado, de modo que a visualização completa deste é complexa e nem sempre necessária, costumamos usar Modos de exibição personalizados.

Através deste recurso podemos alterar o modo como as planilhas são exibidas, ao passo que diferentes conjuntos de informações podem ser salvos como modos de exibição.

Estes modos de exibição se diferenciam de acordo com as classes escolhidas por você, podendo ser utilizados quando você pretende trabalhar apenas com uma determinada parte dos dados presentes na tabela.

O recurso Personalizar modo de exibição é semelhante ao recurso Estrutura de tópicos, porém o primeiro é mais flexível para determinar as maneiras de exibir sua planilha.

Exemplo

O gerente de uma loja de conveniência possui em suas mãos uma planilha com a receita de alguns bens vendidos em sua loja durante todo o ano de 2006.

Porém, ele acha que é muito confuso olhar esta planilha como uma coisa só e decide que deve fazer uma personalização do modo de exibição da mesma, de modo que fique mais fácil a busca exata por informações de seu interesse.

Esta personalização consiste em dividir esta tabela de acordo com duas classes: trimestres e produtos

Começaremos, primeiramente, a fazer a personalização de acordo com os quatro trimestres do ano. Para tanto, começando pelo 1º trimestre, devemos seguir os seguintes passos:

Repita o procedimento para os trimestres seguintes, tomando cuidado na hora de selecionar os meses que deseja que seja ocultado.

Observação: sempre é bom criar um modo que abrange a tabela toda. Basta você selecionar todos os dados e criar o modo.

Para fazermos a personalização de acordo com os produtos, devemos apenas trabalhar com as colunas em vez das linhas.

No caso de criarmos um modo para sorvete, por exemplo, os seguintes passos devem ser seguidos:

Em seguida, siga os passos que ja foram ensinados anteriormente e com certeza tudo dará certo.

Para visualizar seus modos basta entrar novamente em Exibir e Personalizar modo de exibição. Selecione o modo que deseja ver e clique em mostrar.

Pratique!