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Subtotais

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O que é?

Este recurso permite fazer cálculos automáticos de totais ou subtotais em uma lista com dados numéricos. Em vez de ter que criar campos de AutoSoma para calcular determinado intervalo de células, o próprio Excel se encarrega de cumprir esta tarefa de maneira mais simples e rápida.

Além disso, ao ativar este recurso, o Excel organiza as informações contidas na lista de dados de maneira que você possa exibir ou ocultar os registros da tabela bem como os totais e subtotais.

Exemplo

Em nosso exemplo usaremos o recurso Subtotais para calcular o valor total dos salários de um grupo de funcionários para cada filial de uma empresa.

Para aplicar o recurso, siga os passos abaixo:

Note que ao aplicar o recurso de Subtotais são criados na planilha os campos correspondentes a soma dos subtotais por filial e o total geral. Ao lado esquerdo da planilha também ficam disponíveis a estrutura de tópicos, representados por sinais de +(mais), - (menos) e números (1,2,3).

Ao clicar sobre os sinais de – (menos), + (mais) ou sobre os números (1,2,3), você pode exibir ou ocultar os detalhes da sua lista de dados.

Pratique!

Para cancelar a exibição de subtotais e retornar a lista original, clique no menu Dados e em seguida no comando Subtotais. Na caixa de diálogo que aparecer, clique no botão Remover todos.

Nota: Para que o recurso Subtotais cumpra o seu papel e calcule o somatório de campos específicos corretamente é necessário antes de aplicar o recurso Subtotais classificar os dados em ordem alfabética ou em ordem crescente, caso contrário os registros que não estejam ordenados serão contabilizados várias vezes, não sendo implementado assim o recurso de totalizar valores dos campos determinados.