Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

DATAM

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > DATAM

O que é?

A função DATAM traz como resultado o número de meses que deseja calcular para frente ou para trás da data inicial especificada como parâmetro.

Diferentemente da função FIMMÊS que retorna o último dia do mês informado, a função DATAM irá mover a data em questão para o valor numérico digitado no segundo parâmetro. Para entender melhor, veja o nosso exemplo abaixo.

Sintaxe da função DATAM

=DATAM(data_inicial;meses)

Onde:

Exemplo

Em nosso exemplo, temos uma tabela com 10 parcelas de pagamento (Entrada mais 9 parcelas mensais) referentes a compra de um determinado produto.

Veja que o pagamento da entrada do financiamento é para o dia 20/01/2007. Todas as demais parcelas serão pagas sempre neste dia nos meses subseqüentes. Para usarmos a função DATAM neste contexto, posicione o ponteiro do mouse sobre a célula D5, digite nesta célula a fórmula: =DATAM(D4;1).

Ao teclar ENTER, note que a função tomou como data inicial a data 20/01/2007 e o número de meses como o valor 1, trazendo como resultado a data 20/02/2007, mês subseqüente a janeiro.

Para aplicar esta função para as demais linhas da tabela, siga a seguinte lógica.

Importante: Para que essa função seja reconhecida pelo Excel, é necessário ativar o recurso Suplementos do Excel. Para isso, acesse ao menu Ferramentas, clique sobre Suplementos e ative a opção Ferramentas de Análise. Clique em OK para confirmar.

Pratique!