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Introdução: bancos de dados

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O que é?

Um banco de dados é, no sentido menos estrito do termo, uma tabela qualquer de registros com valores delimitados por campos. O Excel trabalha com informações tabulares e permite sua manipulação de forma rápida.

A rigor, o que diferencia uma tabela simples de um banco de dados é a seguinte propriedade: em um banco de dados, podemos manipular e selecionar informações que satisfaçam um critério dado qualquer. No Excel, isto é feito através das funções de funções como BDMÉDIA, BDMÁX, BDMÍN, BDVARP, BDEXTRAIR e outras.

Neste conteúdo, você vai aprender a montar um banco de dados no Excel.

Exemplo

Observe a tabela abaixo: ela é um banco de dados de funcionários de determinada empresa:

Suponha que desejamos calcular a média salarial dos funcionários da administração, ou obter a idade mínima registrada no departamento de vendas. A seleção destes dados pode ser simples em uma tabela de dez registros, mas é raro lidar com tabelas deste tamanho em casos reais. Podemos utilizar as funções de bancos de dados do Excel para fazer esta seleção de uma forma rápida e elegante.

As funções de BD do Excel recebem sempre os seguintes parâmetros:

Neste exemplo, desejamos obter a média salarial dos funcionários do departamento de vendas com pelo menos 25 anos. Isto é traduzido através das condições >=25 na coluna Idade, e do valor Vendas na coluna Departamento. Observe a montagem da tabela para a extração destes dados:

Na planilha acima, o banco de dados está na região C7:G17 (note que o cabeçalho é incluso na área), a tabela de critérios está em C23:G24 e o campo desejado é o valor de C27.

As funções BDMÉDIA, BDMÁX e BDMÍN devolvem, de forma rápida e elegante, a média, o máximo e o mínimo dos salários de funcionários do departamento de vendas com pelo menos 25 anos.

Pratique!