Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Diferença entre ferramentas de controle e formulário

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Diferença entre ferramentas de controle e formulário

Caixa de ferramenta de controle versus Formulários

Há no Excel duas caixas de controles aparentemente semelhantes. São elas a Caixa de ferramenta de controle e a barra de ferramentas Formulários. Ambas caixas reúnem objetos gráficos que podem ser inseridos em um formulário para exibir, adicionar dados, efetuar ações ou simplesmente tornar mais fácil a leitura de um formulário. Entre estes objetos estão disponíveis: botões, caixas de seleção, botões de opções, barra de rolagem entre outros.

Para que servem estes recursos?

Por agregarem controles de mesma função, é possível que hajam dúvidas a respeito da utilização e funcionamento de uma ou da outra barra de ferramentas. Para conhecer as principais diferenças entre estes recursos veja as informações a seguir:

Barra de ferramentas de formulário

Em geral, os controles da barra de ferramentas Formulários são mais simples, e são usados quando você necessita associá-las às macros, sem que haja a utilização de programação VBA. Ou seja, são usados para criar planilhas interativas, onde simplesmente a ativação deste controle irá executar a macro atribuída a ele.

Com relação às limitações dos controles desta barra de ferramentas, estes não poderão ser usados para controlar os eventos, assim como os elementos da Caixa de Ferramenta de Controle podem. Eles também não podem ser usados na elaboração de scripts para páginas da Internet.

Para ativar a barra de ferramentas Formulários, faça o seguinte:

Feito isso, a barra de ferramentas Formulários será carregada. Clique sobre o Botão de comando e arraste-o para algum lugar da planilha.

Você notará que ao incluir este controle de formulário, a caixa de diálogo Atribuir macro será carregada, solicitando a indicação da macro para este controle.

Pratique!

Barra de ferramentas Caixa de Ferramenta de Controle

No caso dos elementos da Caixa de Ferramenta de Controle, estes são mais sofisticados e estão diretamente relacionados ao ambiente de programação VBA, sendo que ao utilizá-los é necessário escrever o código que irá gerenciar o funcionamento deste controles de acordo com os eventos.

Por exemplo, no caso de um botão existem diversos eventos associados a ele, tais como Clicar (Click), Clicar duas vezes (Double Click), Soltar o botão do mouse (Mouse Up) entre outros. Estes eventos são sub-rotinas que serão executadas toda vez que tal evento sobre o botão acontecer.

Para ativar a barra de ferramentas Caixa de Ferramenta de Controle, faça o seguinte:

Com a Caixa de Ferramenta de Controle ativa, insira um botão de comando em sua planilha.

Depois de incluir este controle, clique duas vezes sobre ele e note que você foi direcionado para o Editor de Código VBA do Excel.

Nesta janela, é que o código será desenvolvido, associando-o às diversos eventos possíveis de cada controle desta barra de ferramentas.

Pratique!