Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Formatação personalizada

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Formatação personalizada

O que é?

O Excel conta com diversos formatos-padrão de exibição de valores em células, por exemplo:

Observe a tabela abaixo: cada célula está utilizando um formato diferente para o mesmo número. Naturalmente, o valor das células é o mesmo, mas seu conteúdo é exibido de formas distintas:

O Excel conta com diversos tipos de formato para exibição de células. Em algumas ocasiões, contudo, você precisará utilizar formatos personalizados para que o resultado exibido seja adequado.

Como aplicar o recurso

Para abrir a configuração de formato de uma célula, siga os passos abaixo:

Deste ponto em diante, você poderá formatar as células como desejar. Veja o que significam alguns símbolos disponíveis; você pode combiná-los para obter a formatação mais adequada:

Observe exemplos dos caracteres acima aplicados em formatação personalizada:

Pratique!

Além dos exemplos acima, você também pode utilizar outros caracteres para formatar números: por exemplo, % transformará o número em porcentagem (multiplicando-o por 100 e adicionando o sinal correspondente no final); h e m correspondem a horas e minutos, respectivamente.

Observação: você também pode, no Excel XP e 2003, formatar um número de várias maneiras e em cores distintas, baseado no seu valor. Consulte a planilha abaixo para mais informações.