Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Criando tabela com duas variáveis

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Criando tabela com duas variáveis

O que é?

Este recurso simula a alteração dos valores de uma ou duas células fornecidas como argumentos de uma fórmula dada, obtendo os valores que ela assumiria para cada configuração distinta dos argumentos. O recurso Tabela, quando utilizado para trabalhar com duas variáveis, funciona da mesma forma de quando trabalhamos com uma variável do Excel.

Como aplicar o recurso

Para utilizar o recurso Tabela, você deverá montar uma tabela (uma área retangular qualquer em uma planilha) com a seguinte configuração:

Para aplicar o recurso, monte a tabela acima, e siga estes passos:

Ao preencher os campos acima e clicar em OK, a tabela será montada. Confira o exemplo para aprender a aplicar este recurso.

No exemplo a seguir, utilizaremos o recurso Tabela para montar uma tabuada. Observe a tabela abaixo:

Veja a fórmula na célula ativa: =E12*H12. A célula ativa, B14 é uma das referências para a montagem da tabela de cenários. Ao montar a tabela, o Excel vai simular mudanças nas células E12 e H12. Os valores que serão usados nessa simulação estão nas regiões C14:L14 (a primeira linha da tabela) e B15:B24 (a primeira coluna da tabela).

Para a fórmula em B14, portanto, o Excel calculará todos os produtos entre os valores na primeira linha e na primeira coluna. Pense na fórmula de B14 como =[linha]*[coluna].

Montaremos agora a tabela. Primeiramente, selecionamos a região adequada. Note que ela contém a linha e coluna dos valores usados na simulação:

Abra agora o menu Dados, e clique em Tabela:

Na janela que se abre, você deverá fornecer as células da fórmula em B14 que terão simulações de valor. Forneça como argumento da linha, portanto, E12, e como argumento da coluna, H12 (pois a fórmula em B14 é =E12*H12):

Exemplo

Em seguida, clique OK. Isto vai preencher os valores em branco da região selecionada como na figura abaixo:

Note que cada item é o produto das coordenadas correspondentes. Utilizando este recurso, você poderá calcular e simular variações em fórmulas de maneira rápida e descomplicada. Note também que, alterando a fórmula em B14 ou qualquer valor na linha e coluna de referência, toda a tabela será recalculada automaticamente.

Pratique!