Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Estimação

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Estimação

O que é?

Suponha que você deseja obter algumas informações, como média, moda ou mediana, sobre uma população de seu interesse. Para tal, no caso de haver a impossibilidade de conseguir extrair dados de todos os elementos em questão, você é obrigado a retirar uma amostra desta população.

Esta amostra possui o objetivo de representar da melhor maneira possível as características da população, e é através do cálculo de seus estimadores que iremos concluir se, a partir de observações dessa amostra, existe uma boa aproximação das informações da população inteira.

Definição: um estimador é qualquer função cujos seus valores constituem estimativas dos valores da população em questão.

Podemos definir estimativas como um valor que um estimador assume para uma amostra dada.

Exemplo 1

Uma amostra de 13 funcionários de uma empresa, que totaliza 48, é extraída a fim de se obter dados relacionados à média e desvio padrão salarial.

Comparando os valores estimados das médias e desvios, tanto populacionais quanto amostrais, podemos observar que existe uma proximidade boa entre os valores.

Como avaliar a qualidade de um estimador?

Para avaliarmos se um estimador é bom o suficiente para explicar as características de uma população, devemos conhecer suas propriedades: