Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Criando um gráfico dinâmico

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Criando um gráfico dinâmico

O que é?

A criação de tabelas dinâmicas é um excelente recurso para movimentar dinamicamente as informações de linhas e colunas dentro de uma tabela, permitindo a exibição de campos selecionados, o cruzamento de dados, a aplicação de filtros e a realização de cálculos matemáticos e estatísticos, como por exemplo, a soma, o produto ou o desvio padrão em campos previamente determinados.

Além de todas essas opções disponíveis, quando criamos um relatório de tabela dinâmica também podemos gerar gráficos dinâmicos, que seguem a mesma lógica da tabela, podendo ser dinamicamente alterados de acordo com as necessidades do usuário. Veja no exemplo a seguir, como usar este recurso.

Exemplo

Tomando como exemplo a planilha do conteúdo Criação de Tabela Dinâmica, vamos aprender como criar gráficos dinâmicos.

Depois de termos conhecido os recursos de filtragem e manipulação de dados de um gráfico dinâmico, se desejar alterar este gráfico, personalizando-o de acordo com o seu gosto pessoal, é só clicar com o botão direito do mouse sobre o gráfico e escolher as opções Formatar área de plotagem, Tipo de Gráfico ou Opções de gráfico.

Pratique!

O procedimento de personalização dos atributos do gráfico dinâmico é que o mesmo que o usado para a formatação de gráficos convencionais não-dinâmicos.