Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Como gerar uma tabela dinâmica no Excel com dados do Access

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Como gerar uma tabela dinâmica no Excel com dados do Access

Inserindo interatividade às suas informações

Depois de ter se familiarizado com os recursos da tabela dinâmica e ter aprendido como trabalhar com esta poderosa ferramenta através do tópico Criação de tabela dinâmica , veremos aqui como criar tabelas dinâmicas a partir de dados externos ao Excel, neste caso, usando uma base de dados do Access.

Como usar o recurso

Siga os passo abaixo para saber como utilizar a Tabela dinâmica:

Parte 1 - Indicando a fonte de dados externa

Na primeira etapa do processo é necessário indicar a origem dos dados e o tipo de relatório a ser criado, selecione as opções: Fonte de dados externos e Tabela Dinâmica

Na segunda etapa, é necessário indicar a localização do banco de dados Access para o qual desejamos importar os dados para a planilha do Excel. Clique sobre o botão Obter dados.

O próximo passo será indicar as tabelas dentro do banco de dados Access que deseja transformar em uma tabela dinâmica. Selecione a(s) tabela(s) e os campos desejados.

Nos passos seguintes do Assistente, é possível filtrar dados, classificar campos em ordem crescente ou decrescente.

Na tela de conclusão, selecione a opção Retornar dados ao Microsoft Excel.

Com os dados do Access selecionados, clique em Avançar para continuar.

Na etapa 3, escolha se você criar a tabela dinâmica na planilha atual ou em uma nova planilha.

Pratique!

Parte 2 - Estruturando a tabela dinâmica

Agora é que vem a parte interessante do processo. Com o layout da tabela dinâmica montado, você deverá indicar a disposição dos campos que deseja ter em sua tabela. Para isso, basta selecionar os itens da Lista de campos da tabela dinâmica e arrastá-los para os locais indicados.

Dependendo dos dados que possui em suas tabelas, é possível cruzar, resumir informações, somar totais e filtrar dados de acordo com parâmetros específicos. Experimente as diversas opções possíveis e veja como a interatividade desta ferramenta amplia o campo de análise das informações que possui.

Pratique!