Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Botão de comando na planilha (parte II)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Botão de comando na planilha (parte II)

(Este texto é parte do conteúdo Botão em planilha.)

Atribuindo a macro a um botão de comando na planilha

Como estudado anteriormente, lembramos que você pode utilizar freqüentemente uma determinada macro, para facilitar a sua execução, associando à um botão em sua planilha. Com isso, basta clicar sobre o botão com a macro associada para que a ação desejada seja realizada.

Neste tutorial iremos criar um botão de planilha, quando pressionado limpará um pequeno formulário. Vejamos a praticidade ao trabalharmos com este recurso. Lembramos que este é um exemplo complemetar do conteúdo Botão em planilha.

Exemplo

Para criar um novo botão em sua planilha e associá-lo a uma macro, siga os passos abaixo:

Assim que tiver incluído o botão na planilha, automaticamente será carregada a caixa de diálogo Atribuir Macro. Selecione a macro que deseja associar a este botão na lista disponível:

Antes de confirmar esta ação, clique sobre Editar. Isso abrirá o Editor de Visual Basic e exibira o código da macro criada.


Sub limpacampos()
'
' limpacampos Macro
' Macro gravada em 30/1/2007 por debora
'
Range("C3").Select
Selection.ClearContents
Range("C4").Select
Selection.ClearContents
Range("C5").Select
Selection.ClearContents
End Sub

Ao confirmar a associação de macro com o botão na planilha, a macro poderá ser executada com um clique no botão criado. Em nosso exemplo, a macro gravada apaga o conteúdo de três células (C3, C4 e C5) correspondentes aos campos de um formulário (Nome, Endereço e Idade).

Pratique!