Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Dicas para trabalhar com grupo de planilhas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Dicas para trabalhar com grupo de planilhas

O que é?

Ao trabalhar com diversas planilhas em sua pasta de trabalho existem alguns macetes que pode tornar mais fácil a manipulação de tantos dados.

No Excel, cada planilha tem as suas configurações independentes, ou seja, os ajustes de formatação, configuração de impressão são definidos para cada planilha dentro da pasta de trabalho. Isso tem as suas vantagens ao permitir que o usuário defina separadamente todas as alterações e ajustes feitos em uma determinada planilha sem que afete o padrão de outra planilha que não necessariamente requeira das mesmas configurações e formatos.

Por outro lado, há situações em que necessitamos criar planilhas padronizadas, na qual o ajuste automático de todo o conjunto de planilhas de uma só vez ajudaria a poupar tempo. Não se preocupe, felizmente o Excel também dispõe desta opção. Confira abaixo:

Exemplo I

Para usar a mesma configuração de impressão, formatação ou então inserir ou remover dados para um grupo de planilhas de forma simultânea, faça o seguinte:

Exemplo II

Outra dica para acessar mais rapidamente uma planilha quando se há muitas delas na mesma pasta de trabalho, é fazendo o seguinte.

Pratique!

Pratique!

Certamente, este macete economiza vários cliques de mouse até que você localize a planilha que deseja trabalhar.