Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

VFPLANO

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > VFPLANO

O que é?

A função VFPLANO realiza o cálculo do valor futuro de um capital inicial que será atualizado com base em uma série consecutiva de juros compostos. Esta função é útil para o cálculo de valores futuros de investimentos que tenham taxas variáveis.

Sintaxe da função

=VFPLANO (capital;plano)

Onde, o parâmetro capital é o capital inicial e o plano é o intervalo de taxas compostas que serão aplicadas sobre o valor do capital, para a obtenção do valor futuro do investimento inicial.

Nota: Ao usar a função e ela retornar o erro #NOME?, é possível que ela não esteja disponível. Neste caso, instale o suplemento Ferramentas de Análise por meio do menu Ferramentas, Suplementos.

Exemplo

Em nosso exemplo, iremos calcular o rendimento de uma caderneta de poupança que teve um aporte inicial de R$ 7.000 no dia 01/02/2006. O período avaliado será o de 01/02/2006 até 01/09/2006, considerando que neste período não foram realizados saques e depósitos adicionais.

Em Argumentos da função, informe C3 (valor correspondente ao investimento inicial) para Capital e em Plano, selecione o conjunto de células correspondentes aos rendimentos entre 01/03/2006 e 01/09/2006. Clique em OK para confirmar.

Caso prefira, formate a célula C4 (correspondente ao resultado) para o padrão Moeda. Para isso, localize na barra de ferramentas do Excel o botão Estilo Moeda e clicar sobre ele.

Veja o resultado final abaixo:

Pratique!