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Cabeçalho e rodapé

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O que é?

Um cabeçalho é um texto predefinido que deve aparecer na parte superior de todas as folhas de impressão. O rodapé tem a mesma finalidade, porém é impresso na parte inferior. É importante inserir um cabeçalho e um rodapé em documentos que serão impressos e consultados freqüentemente, porque auxiliam na visualização e no entendimento do mesmo.

Por exemplo: suponhamos que você imprima relátórios periódicos e necessite consultá-los no futuro. Seria muito útil se cada página do relatório fosse numerada e tivesse a data e horários exatos do momento da impressão. Neste texto você vai aprender a inserir cabeçalho e rodapé.

Como configurar cabeçalho e rodapé

Siga os passos abaixo para utilizar o recurso Cabeçalho e rodapé:

Em vez de escolher uma opção da lista, você pode clicar no botão Personalizar cabeçalho ou Personalizar rodapé. Uma janela surge com três retângulos brancos, representando as três partes da folha: o lado esquerdo, o centro e o lado direito. Basta escolher a caixa e digitar o texto. Vamos supor que você coloque:

Obs: Não digite a data e o horário, você deve utilizar os recursos do Excel, para que os dados sejam sempre atualizados. Para inserir a data clique no botão com um calendário, e para inserir o horário no botão com um relógio, veja abaixo:

Veja como o cabeçalho inserido acima é exibido na folha impressa:

Pratique!