Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Importação de arquivos Access

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Importação de arquivos Access

O que é?

A importação de dados para o Excel é um recurso bastante útil, pois permite acessar informações provenientes de fontes de dados externas tais como banco de dados, arquivos de textos e páginas web e organizar estes dados para o formato de planilhas do Excel.

Por exemplo, se você trabalha com o banco de dados Access e necessita acessar informações de tabelas específicas o Excel permite este acesso de forma muito simples e fácil, veja como em nosso exemplo abaixo.

Exemplo

A caixa de diálogo Selecionar fonte de dados será carregada. Aponte o local em que o banco de dados do Access está salvo. Para isso, basta clicar sobre a caixa de combinação Examinar.

Assim que tiver localizado o arquivo, selecione-o e clique sobre o botão Abrir.

Feito isso, surgirá uma janela para que você selecione as tabelas disponíveis neste banco de dados. Selecione a tabela desejada e clique sobre o botão OK.

Em Importar dados, você deverá indicar se deseja colocar os dados na planilha aberta ou em nova planilha. Clique em OK.

Pronto! Todos os dados da tabela em questão foram inseridos na planilha do Excel. O interessante deste recurso é que não foi realizada apenas uma cópia dos dados para a planilha. Existe um vínculo entre o banco de dados do Access e a planilha que permite fazer atualizações dos dados sempre que o banco de dados for alterado. Para que essa checagem seja feita de forma automática faça o seguinte:

Pratique!

Nota: Para adicionar dados externos em planilhas do Excel, é preciso que você tenha acesso a estes dados. Caso a fonte de dados que você deseja acessar não estiver em seu computador local, é possível que seja necessário consultar o administrador do banco de dados para obter uma senha, permissão de usuário ou outras informações de conexão.