Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Arredondar para cima

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Arredondar para cima

O que é?

Como já vimos a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO no conteúdo anterior, fica mais fácil intuir o uso da função análoga ARREDONDAR.PARA.CIMA. No caso desta função, ela também é usada para arredondamentos de números. Porém, ao contrário de ARREDONDAR.PARA.BAIXO, em ARREDONDAR.PARA.CIMA, o resultado do arredondamento aumenta o número de acordo com as casas decimais indicadas, afastando-o 0 (zero).

Sintaxe da função

=ARREDONDAR.PARA.CIMA(valor; dígitos)

Onde valor é o número ou referência da célula na qual pretende efetuar o arredondamento e dígitos são os números de dígitos para o qual se pretende arredondar o número.

Exemplo

Usaremos como exemplo a tabela abaixo que possui uma listagem de produtos e seus respectivos volumes em toneladas. Iremos mostrar como arrendondar a somatória dos valores em toneladas usando a função em questão.

=SOMA(C4; C13)

Onde C4 a C13 é o intervalo que iremos somar e armazenar no campo sem o arredondamento.

=ARREDONDAR.PARA.CIMA(C16;0)

Onde C16 é o valor que deseja arredondar e 0 (zero) é o número de casas decimais que deseja que o número tenha. Como em nosso exemplo, vamos trabalhar com números inteiros, colocamos 0 (zero) como parâmetro da função. Dessa maneira, ao usar a função de arredondamento todas as casas decimais serão suprimidas.

Confira o resultado abaixo:

Pratique!