Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Soma condicional (SOMASE)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Soma condicional (SOMASE)

O que é?

A função SOMASE é a integração da função SOMA com a função SE. Ela recebe duas listas e um critério como parâmetros, e realiza a soma de células que o satisfaçam.

Sintaxe da função SOMASE

=SOMASE(intervalo_origem; critério; intervalo_soma)

Onde intervalo_origem e intervalo_soma são listas de valores, e critério é uma expressão. SOMASE soma ao total o n-ésimo item de intervalo_soma se o n-ésimo item de intervalo_origem satisfaz a condição critério.

Exemplo I

Neste exemplo, a função verifica em cada valor de intervalo_origem B4:B7 os números que satisfazem o critério (">160.000") , e realiza a soma de elementos correspondentes em intervalo_soma C4:C7 que correspondem aos que satisfazem o critério. Assim, por exemplo, C4 não é somado ao total, uma vez que B4 é menor que 160.000. Como B5, B6 e B7 satisfazem o critério, C5, C6 e C7 são somados ao resultado.

Exemplo II

No exemplo acima, a lista intervalo_soma não começa na mesma linha da lista intervalo_origem. Isto não é um problema, pois os intervalos são correspondentes: o n-ésimo item de intervalo_soma é somado ao total apenas se o n-ésimo item de intervalo_origem satisfaz o critério ("> 6").

Pratique!