Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Utilizando listas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Utilizando listas

O que é?

A utilização de uma lista torna-se usual na medida em que pretende-se ocultar valores para facilitar a visualização dos dados e ainda assim prover comentários sobre os mesmos.

Quando você especifica um intervalo de células como uma lista no Microsoft Excel, a interface de usuário de lista se integra e rapidamente disponibiliza grande parte da funcionalidade padrão que você pode querer usar nos dados nessa lista.

Como obter uma lista

Observe o formato da lista:

As listas também contam com uma Barra de ferramentas. Saiba mais sobre esse recurso no texto Editando listas.

Exemplo

Esse recurso conta com Listas suspensas do AutoFiltro, Linha de Inserção, e Linha Total.

A Lista suspensa do AutoFiltro classifica a lista inteira no campo em que é escolhida, na ordem especificada. O AutoFiltro permite filtrar ou classificar rapidamente os dados.

Observe que este recurso permite a classificação de acordo com os modelos abaixo observados, Tudo, 10 Primeiros...

A Linha de Inserção é exibida toda vez que a lista está ativa. Esse elemento de interface é uma linha em branco que é exibida logo abaixo da última linha de dados, com um asterisco (*) azul dentro da primeira célula à esquerda.

Este recurso serve para se adicionar novas linhas, bastando clicar no canto inferior direito da célula em que esta se encontra e arrasta-lá para baixo. No caso de arrastar para a direita/esquerda, criar-se-á uma nova coluna.

A Linha Total permite que você exiba a somatória dos valores da sua lista. Para fazê-lo selecione a lista e basta seguir até Dados, depois seguir até Lista e por fim clicar em Linha Total.

Pratique!

Observe o total: