Estrutura de tópicos
Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Estrutura de tópicos
O que é?
A estrutura de tópicos permite exibir e ocultar os dados das linhas e/ou colunas. Esse recurso é viável na medida em que temos grande número de células em uma linha/coluna e queremos ocultar a mesma afim de uma melhor visualização.
Como obter a estrutura de tópicos
A princípio o usuário tem que estar utilizando uma planilha qualquer.
- Sendo assim, selecionamos a linha/coluna a qual desejamos ocultar.


Neste exemplo não foi possível visualizar a figura inteira, no entanto o intervalo de meses comporta de janeiro a dezembro com seus respectivos valores, ao final com uma coluna Total com a soma dos valores dos respectivos meses.
Note que a ultima coluna não foi selecionada, isso se deve ao fato que ela é de interesse para a visualização após ocultadas as demais.
Selecione:
- Dados
- Organizar estrutura de tópicos
- Agrupar

Esta opção agrupa as colunas selecionadas, e é exatamente o que queremos demonstrar.
- Clicamos em Colunas e em seguida em OK.

Note que surgiu um sinal acima das demarcações de coluna.

- Ao clicar no mesmo, as colunas selecionadas serão ocultadas. Note que o intervalo vai das colunas "D" à "O".

Essa função permite algumas alterações na sua estrutura mediante as opções contidas em Organizar estruturas de tópicos. Segue abaixo:

- Ocultar detalhe; oculta o intervalo formatado como estrutura de tópicos.
- Mostrar detalhe; permite visualizar o intervalo.
- Agrupar...; é a função que nos permite criar as estruturas de tópicos.
- Desagrupar...; é a função que nos permite desfazer as estruturas.
- Limpar estruturas de tópicos; desfaz todas as estruras da planilha.
- Definições; nos permite alocar as linhas de resumo à direita, ou não, do detalhe em questão, ou seja, quando se aplica essa função, o ícone para ocultar as mesmas estará à direita de todos os valores no caso de estarmos trabalhando com Colunas e abaixo no caso de estarmos trabalhando com Linhas.

Formato sem selecionar a opção Colunas de resumo à direita do detalhe, note que o ícone para ocultar está acima da coluna "C".

Formato selecionada a opção Colunas de resumo à direita do detalhe, note que o ícone para ocultar está acima da coluna "P".

Note que o ícone para ocultar a estrutura de planilha hora se encontra à esquerda da tabela, hora à direita, dependendo da opção escolhida nesse quadro.