Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Fórmulas matriciais

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Fórmulas matriciais

O que é?

Fórmulas matriciais é um recurso do Excel pouco conhecido no qual é possível realizar cálculos múltiplos a partir de conjuntos de dados, podendo produzir um único resultado ou resultados múltiplos.

Este tipo de fórmula executa os cálculos sobre um ou mais conjuntos de dados, que são conhecidos como os argumentos da matriz. Cada argumento requer o mesmo número de linhas e colunas que os outros argumentos possuem para funcionar. Para entender o funcionamento deste tipo de fórmula confira as informações abaixo:

Exemplo

Em nosso exemplo, mostraremos como calcular a média de idade dos membros de determinada instituição com apenas uma fórmula.

Usando uma fórmula matricial você consegue fazer o cálculo de uma matriz de dados, sem a necessidade de fórmulas intermediárias. Neste caso, por exemplo, para descobrir a idade média dos membros, sem o uso de fórmulas matriciais, teríamos que efetuar o produto do número de membros para cada idade e somá-lo para depois dividir este montante pelo total de membros, como mostrado nas figuras abaixo:

Para reduzir o número de etapas e resolver este cálculo com uma só fórmula, faremos o seguinte:

A fórmula matricial permitirá calcular o produto de cada membro da matriz 1 (coluna A) pelo campo correspondente na matriz 2 (coluna B), e em seguida, dividir a soma deste produto pela soma total de membros (coluna B).

A fórmula usada será a seguinte:

Para saber como definir os argumentos desta função, siga os passos abaixo utilizando o Assistente de função:

Assim que tiver terminado de digitar a fórmula, pressione ao mesmo tempo as teclas CTRL+SHIFT+ENTER, para que o Excel insira as chaves {} e interprete esta fórmula como matricial.

Veja o resultado abaixo:

Esse foi apenas um exemplo com fórmulas matriciais. Tendo aprendido o conceito de como fórmula matricial trabalha você poderá elaborar cálculos complexos com facilidade.

Pratique!