Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Fórmulas conjugadas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Fórmulas conjugadas

O que é?

Fórmulas conjugadas, também conhecidas como funções aninhadas, são cálculos mais sofisticados nos quais utilizamos a combinação de mais uma função para se chegar a um resultado determinado.

Neste tipo de fórmula, a função será usada como argumento de outra função, o que indica a necessidade de atendimento dos parâmetros da primeira função da fórmula para em seguida avançar para a resolução da segunda função e assim por diante. Os resultados destas fórmulas assumirão valores como FALSO ou VERDADEIRO.

Exemplo

Em nosso exemplo, mostraremos como usar a combinação das funções MÉDIA e SE. Neste caso, a planilha fará o cálculo da média dos alunos e para que o aluno seja aprovado, é necessário que a média geral seja maior ou igual a 6. Para montar esta função siga os passos a seguir:

A fórmula a ser usada na célula correspondente ao aluno A da coluna Status será:

Para saber como definir os argumentos desta função, siga os passos abaixo utilizando o Assistente de função:

Relacione os dados da planilha nos argumentos da função, atribuíndo um critério, clicando OK após finalizar, como na figura abaixo:

O status de aprovação somente será considerado se a condições for atendida. Tanto que em nosso exemplo, o cálculo das notas do aluno A, aponta para uma média inferior a 6. Dessa forma, o status deste aluno assume o valor Reprovado, que neste caso corresponde ao valor FALSO da fórmula conjugada, uma vez que sua média é 5,5.

Agora basta aplicar esta fórmula para as demais células da coluna Status. Para essa tarefa, posicione o mouse sobre o canto inferior direito da célula E3 e arraste até o local em que deseja aplicar a fórmula.

O resultado aparecerá como o mostrado na figura abaixo:

Observação: Ao usar este tipo de fórmula, é bom lembrar que fórmulas conjugadas pode conter até sete níveis, sendo que ao usar uma função X como argumento da função Y, esta será considerada como função de segundo nível.

Pratique!