Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Solver

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Solver

O que é?

O Solver é uma ferramenta poderosa do Excel que permite fazer vários tipos de simulações na sua planilha, sendo utilizado principalmente para análise de sensibilidade com mais de uma variável e com restrições de parâmetros.

Quando encontramos mais de uma variável em um problema, com necessidade de limites e restrições, o Atingir Meta não poderá solucioná-lo, pois tem limites de parâmetros para simulação. Para isso, devemos utilizar o recurso Solver.

Importante: Para ativar o Solver na sua planilha e liberar a utilização, você deverá ativá-lo em Suplementos, conforme explicado em Suplementos solver.

Com o Solver, você pode localizar um resuldado ideal para uma fórmula em uma célula na sua planilha, chamada de célula de destino, tendo disponível as seguintes possibilidades:

Ele trabalha com um grupo de células relacionadas direta ou indiretamente com a fórmula na célula de destino. Ou seja, todas as células que influenciam no resultado da célula destino poderão ser alteradas pelo próprio Excel, desde que sejam fórmulas interrelacionadas e atinjam a meta desejada, avaliando todas a restrições e atingindo o resultado mais próximo possível.

O Solver ajusta simultaneamente as variáveis nas células que você especificar, chamadas de células ajustáveis, para atingir o resultado esperado por você através da célula de destino, a qual nunca pode ser uma fórmula e sim um input para que o Solver possa ser executado.

Importante: As células variáveis são sempre dados inputados que podem alterar o resulado das células destino. Portanto as células variáveis só podem ser input, caso contrário o Excel irá retornar um erro de consistência.

A melhor forma de entender o Solver é realmente através de um exemplo prático. Então vejamos:

Um empresário decide reduzir o seu preço unitário de venda em 20% para que ele possa se igualar ao principal concorrente em termos de preço. Porém esse mesmo empresário não quer que o seu lucro estimado de $24.500 seja reduzido.

Mas, se o preço unitário for reduzido em 20%, conforme planejado, o Lucro Líquido cairá para $13.860,00.

Considerando as prováveis variáveis, pergunta-se:

Veja a planilha abaixo com os resultados projetados originalmente pela empresa, antes de efetuar a redução dos preços:

Considerando a planilha acima, qual a melhor solução se eu quiser maximizar o meu resultado considerando as células variáveis todas em conjunto e simultâneas? Vejamos como isso pode ser feito no Solver:

Exemplo

1º Passo – Especificar a célula de destino que se deseja minimizar, maximizar ou ajustar para um determinado valor. Neste caso $C$13:

2º Passo – Especificar as células variáveis a serem ajustadas até uma solução ser encontrada:

Importante: Se você clicar no botão Estimar o Excel irá incluir no campo Célula variáveis todas as células que são inputs e que podem influenciar o resultado final da Célula de destino. Portanto esse botão deve ser utilizado com muito cuidado e atenção, pois nem sempre queremos que outras variáveis imputadas sejam ajustadas pelo Solver.

3º Passo – Especificar as células de restrição que devem ficar dentro de determinados limites ou satisfazer os valores de destino. Vejamos:

O Solver trabalha com a metodologia de estatística avançada tentando encontrar a "melhor solução" para o problema apresentado. Para tanto utiliza-se de problemas lineares e não lineares que podem ser especificados pelo botão Opções.

Para problemas lineares, não existe limite ao número de restrições.

Já para problemas não-lineares, cada célula ajustável pode ter as seguintes restrições: uma restrição binária; uma restrição inteira mais limites inferior, superior ou ambos; ou limites superior, inferior ou ambos; e você pode especificar um limite superior ou inferior para até 100 outras células.

Importante: O botão Opções apresentada diversos parêmtros estatísticos avançados para os problemas lineares e não-lineares, que podem ser ajustados manualmente ou deixar que o Solver apresente a "melhor solução". Para mais detalhes veja o artigo Solver: Opções.

Como aplicar as restrições no Solver:

Você pode submeter a restrições as células ajustáveis (variáveis), a célula de destino ou outras células direta ou indiretamente relacionadas com a célula de destino incluindo na estrutura Solver abaixo:

Os operadores abaixo podem ser usados em restrições:

Veja como podemos incluir as restrições acima descritas do nosso exemplo no Solver:

4º Passo – Solicitar que o problema seja resolvido pelo Solver do Excel, considerando todos os parâmetros e restrições. Vejamos:

Importante: Se o Solver conseguir resolver o problema considerando todos os parâmetros e restrições apresentados ele apresentará uma tela como a demonstrada acima. Se "estourar" o número de interações de cálculo ele irá informar que não será possível resolver, a não ser que os parâmetros e restrições sejam revistos.

Nessa tela você terá as seguintes opções:

Conclusão: o máximo que o modelo pode apresentar com os parâmetros e restrições incluídas foi um Lucro Líquido de $17.444.

Pratique