Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Taxa interna de retorno modificada (MTIR)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Taxa interna de retorno modificada (MTIR)

O que é?

A TIR modificada (ou MTIR) é uma forma alterada da taxa interna de retorno e procura corrigir problemas relacionados à diferença de taxas reais de financiamento dos investimentos (despesas com valores negativos) e de aplicação de caixa excedente (receitas com valores positivos) existente no cálculo da TIR.

A principal finalidade da MTIR é estabelecer o retorno de um investimento que contemple a aplicação dos fluxos excedentes por uma taxa de aplicação e os déficits de fluxos por uma taxa de captação.

Sintaxe da função MTIR

=MTIR(valores; taxa_financiamento; taxa_reinvestimento)

Observação: Se você tentar utilizar a função MTIR e ela não for encontrada, será necessário ativar o suplemento de ferramentas de análise, através do item suplementos do menu ferramentas. Para instalar este recurso, o CD do Microsoft Office pode ser necessário.

Exemplo

No exemplo a seguir, calcularemos a MTIR de um projeto onde, além do investimento inicial, há um gasto complementar ao final do primeiro período. Observe a planilha:

Neste exemplo, a taxa de captação (financiamento) é de 15% ao período, e a de aplicação (reinvestimento), 10% ao período. Não podemos utilizar a TIR neste caso porque a taxa de reinvestimento ao longo do ciclo de vida do projeto não é a mesma da taxa de financiamento. Siga os passos abaixo para calcular a MTIR:

Veja a fórmula da MTIR na célula G16:

Observe o resultado da função:

Pratique!