Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Sintaxe da linguagem

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Sintaxe da linguagem

Introdução

Nos conteúdos anteriores sobre VBA, você viu vários trechos de código que realizavam tarefas distintas em planilhas do Excel. Este texto apresenta maiores detalhes e generalizações sobre a linguagem de programação VBA.

Estrutura de uma rotina

Toda rotina em VBA (incluindo funções) segue uma estrutura seqüencial: os comandos são executados da primeira até a última linha, e o comando de uma linha não começa até que o comando da linha anterior tenha sido processado completamente. Uma rotina é um algoritmo descrito entre as instruções Sub e End Sub, uma série de ações ou comandos que o interpretador do VBA segue.

Veja como criar uma rotina:

Pronto, a rotina foi criada e aparecerá da seguinte maneira:

Observe o exemplo de código abaixo:

'Declaração de nome da rotina
Sub CalculaSoma()

   'Declaração de variáveis
   Dim contador, soma As Integer

   'Instruções da rotina
   MsgBox "Pressione OK para calcular a soma dos números entre 1 e 10."
   soma = 0

   'Controle de fluxo
   For contador = 1 To 10
      soma = soma + contador
   Next

   ActiveCell.Value = soma

End Sub

A esta altura, após a leitura dos conteúdos anteriores, você deve se sentir familiar com algumas das expressões acima. Por exemplo, você deve ter notado que linhas que começam com ' são comentários sobre o programa, e que ActiveCell.Value permite que você atribua um valor à célula ativa no momento da execução da rotina.

Toda macro em VBA tem estrutura semelhante ao trecho de código acima. Embora isto não seja mandatório, é consenso em programação que o código deve ser separado em algumas seções:

No caso da rotina ser uma função, há um passo adicional, que é definir o valor que ela devolverá no final da sua execução. Consulte o conteúdo criação de funções de planilha para mais detalhes.