Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Intercepção

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Intercepção

O que é?

Dado um conjunto de pontos, existe uma reta que melhor representa todo o conjunto, isto é, uma reta cuja soma das distâncias dos pontos até ela é mínima. A função INTERCEPÇÃO é utilizada para obter o ponto de encontro da reta com o eixo y. Ou seja, calcula o ponto no qual uma linha irá interceptar o eixo y usando os valores de x e y existentes. Use a função INTERCEPÇÃO quando você quiser determinar o valor da variável dependente e a variável independente for 0 (zero).

Como funciona

=INTERCEPÇÃO(vetorY; vetorX)

Onde vetorY representa a linha (ou coluna) com os valores de Y, e vetorX representa a linha (ou coluna) com os valores de X.

Exemplo

Dada uma tabela de números, vamos aplicar a função INTERCEPÇÃO.

É importante lembrar que os pontos no plano possuem uma coordenada X e uma coordenada Y, o que significa que devemos ter a mesma quantidade de cada um deles.

A aplicação da função é bastante trivial, como pode ser visto abaixo.

Observando o resultado, é possível concluir que se tivéssemos um ponto cuja coordenanda X valesse 0, a coordenada Y correspondente esperada seria 13.

Veja abaixo o gráfico com os pontos deste exemplo. Repare na equação da reta de regressão (Y= - X + 13). Nesta equação, se X for igual a zero, teremos Y = 13. Foi justamente este valor que a função Intercepção calculou.

Pratique!