Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Histograma (suplemento)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Histograma (suplemento)

O que é?

O assistente de histograma é um dos itens do suplemento de ferramentas de análise. Histogramas são um tipo de representação gráfica de uma série de dados baseada em categorias: eles permitem uma identificação rápida da quantidade de elementos em cada categoria definida. São mais comuns os histogramas a intervalos regulares, mas as categorias podem ser definidas como for mais conveniente.

O assistente de histograma recebe uma série de dados com os valores e outra com os extremos dos intervalos que definirão as categorias, e monta uma tabela contando a quantidade de valores em cada intervalo. Ele também tem uma opção para gerar o gráfico associado a esta nova tabela.

Importante: a tabela gerada pelo assistente de histograma não possui vínculos de fórmula com os dados originais. Os dados são criados como valores, de forma que se sua série sofrer alterações, você deverá utilizar o assistente novamente.

Para utilizar o assistente de histograma, você deve ter o suplemento de ferramentas de análise instalado.

Exemplo

No exemplo a seguir, o dono de uma loja tem uma lista do número de clientes nas últimas vinte semanas, e deseja montar um histograma para separar estes números em várias categorias distintas. Observe a planilha:

Ele deseja contar os números de semanas onde houve menos de 500, 600, 700, 800, 900 e 1000 visitantes, como no intervalo I4:I9. Montaremos o histograma; siga os passos a seguir:

Intervalo de entrada é a série de dados cujo histograma você deseja elaborar. No nosso exemplo, ela é o intervalo com o número de clientes por semana, em G4:G23. Intervalo do bloco é a lista de extremos superiores dos intervalos desejados para o histograma: no nosso exemplo, estes dados estão em I4:I9.

Marque a opção intervalo de saída para criar o histograma na própria planilha: você deve fornecer a célula que ficará localizada no canto superior esquerdo do histograma como argumento. Se o histograma estiver prestes a gravar dados por cima de células já preenchidas, o Excel lhe perguntará se você deseja prosseguir com a geração do histograma neste ponto. No exemplo, montaremos o histograma em K3.

Você também pode marcar a opção resultado do gráfico para gerar um gráfico de colunas para o histograma. Ele será criado à direita dos dados gerados.

Ao preencher os dados e escolher as opções desejadas, clique OK e veja o resultado:

Pratique!