Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Crescimento

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Crescimento

O que é?

Após ajustar um modelo de regressão para um conjunto de dados, podemos prever o valor médio de uma variável dependente de outra. Isto pode ser feito através do uso da função TENDÊNCIA do Excel, que devolve valores em uma tendência linear a partir de um conjunto dado de pontos.

Entretanto, em muitos casos o relacionamento entre as varáveis é não linear. Nos casos em que o relacionamento entre as variáveis não é linear, a função CRESCIMENTO do Excel poderá fornecer uma linha de ajuste mais apropriada. Em especial, a função CRESCIMENTO é utilizada quando os valores seguem uma tendência exponencial; a curva de ajuste será calculada de forma a minimizar a distância entre seus pontos.

Sintaxe da função CRESCIMENTO

=CRESCIMENTO(val_conhecidos_y; val_conhecidos_x; novos_valores_x; constante)

Exemplo

Suponha que o gerente de vendas de uma loja quer prever o retorno de uma campanha de marketing através de link patrocinado na internet. O portal escolhido fornece uma tabela de acessos em função do tempo de exposição na internet. A quantidade de acessos, de acordo com a experiência do portal que oferece o serviço, é estimada conforme a tabela abaixo:

O departamento de vendas da loja deseja estimar o número de acessos após 40 horas de exposição do link patrocinado no portal. Usaremos a função CRESCIMENTO para realizar esta previsão. Antes de continuarmos, contudo, observe um gráfico da curva ajustada para os pontos acima:

A estimativa para o número de acessos após 40 horas corresponde ao ponto desta curva, ou seja, é dada pelo valor de y(40). Para estimar qual é a curva apropriada, contudo, a função CRESCIMENTO precisa dos pares (horas; acessos). Siga os passos abaixo para realizar a previsão:

Encerre o assistente clicando no botão OK. Observe a fórmula gerada:

Veja também o resultado da função, que indica o número estimado de acessos após quarenta horas de exposição do link:

Pratique!