Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Inserindo Funções

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Inserindo Funções

Categorias de função

O Excel dispõe de um grande número de funções prontas para uso, distribuídas entre as categorias abaixo:

Utilizando o assistente de função

É fácil inserir uma função em uma célula, mesmo que não se conheça sua sintaxe exata: para isto, use o assistente de função do Excel. Este recurso se chama Colar Função no Excel 2000 e em versões anteriores, e Inserir Função a partir do Excel 2003.

Observe o exemplo abaixo, onde desejamos realizar a soma de doze valores através da função SOMA:

Com a célula desejada selecionada, abra o assistente de função. No Excel 2000, ele pode ser aberto através do botão fx localizado na barra de ferramentas:

No Excel 2003, o assistente pode ser aberto com um clique duplo no botão fx localizado na barra de fórmulas:

No Excel 2000, o assistente de função exibe as categorias à esquerda, e as funções da categoria selecionada à direita. No exemplo, usaremos a função SOMA, localizada na categoria "Matemática e Trigonometria".

Já no Excel 2003, as categorias de função estão em uma menu drop-down na região central da janela, e as funções relativas à categoria selecionada são listadas abaixo dele.

Após selecionar a função desejada, o assistente abrirá uma janela para a inserção dos parâmetros necessários à função. No exemplo, a região cuja soma desejamos obter é o intervalo C3:C14. Este intervalo pode ser digitado diretamente no campo, ou pode-se selecioná-lo com o mouse diretamente na planilha:

Clicando OK, o assistente será fechado e o resultado da função será exibido na célula selecionada no início do processo:

Inserindo uma função diretamente na planilha

Caso você tenha familiaridade com determinada função e se lembre de seus parâmetros, é imediato inseri-la em uma célula. Considere a planilha do exemplo anterior: com a célula onde se deseja armazenar o resultado selecionada, digite o sinal de igual (=) e a fórmula desejada, com os parâmetros necessários.

Caso você não se lembre dos parâmetros de entrada de uma função após ter começado a digitá-la, pressione o botão à esquerda da barra de fórmulas para exibir o último passo do assistente de função: